casa | | Informação em Saúde > | Medicina Alternativa | Programação Neuro Linguística
Como os subtermos são usados nos códigos CID-9-CM?
Na Classificação Internacional de Doenças, Nona Revisão, Modificação Clínica (CID-9-CM), subtermos são usados para fornecer detalhes adicionais e especificidade ao código principal. Eles são normalmente usados para identificar o local ou lateralidade de uma condição, ou para especificar o tipo de procedimento que foi realizado.
Os subtermos são sempre colocados entre parênteses e colocados após o código principal. Por exemplo, o código para "fratura da diáfise do úmero, braço esquerdo" é 812.11(L). O subtermo “(L)” indica que a fratura está localizada no braço esquerdo.
Os subtermos podem ser usados com qualquer código CID-9-CM, mas são mais comumente usados com códigos para lesões, doenças e procedimentos cirúrgicos. Por exemplo, o código para “queimadura de face e pescoço” é 944,20, e o subtermo “(face e pescoço)” fornece detalhes adicionais sobre a localização da queimadura.
Subtermos também são usados para identificar o tipo de procedimento que foi realizado. Por exemplo, o código para "apendicectomia" é 47,0, e o subtermo "(laparoscópico)" indica que o procedimento foi realizado com laparoscópio.
Os subtermos são uma parte importante da codificação da CID-9-CM e podem ajudar a garantir que os códigos reflitam com precisão a condição ou procedimento do paciente.