Descobrir o evento específico que desencadeou suas emoções e anotá-la. Por exemplo, "Meu colega criticou meu desempenho no trabalho na frente do meu chefe. "
2
Anote exatamente como este evento fez você se sentir eo que você fez em resposta a isso. Por exemplo, você sentiu raiva e vergonha , e em resposta que você estava mal-humorado e hostil para o resto do dia.
3
Examine o seu subconsciente a pensar para descobrir o que as convicções irracionais levou a esta reacção . Procure idéias radicais ou inflexíveis e de juízos de valor , por exemplo, "Meu chefe não deve ouvir relatos negativos sobre mim", " Este comportamento do meu colega de trabalho era intolerável " ou " eu falhei na frente dos meus colegas. " Anote-as .
4
Identificar a resposta que você preferia que tinha para o evento de disparo e anotá-la . Não aponte a responder positivamente se que não é realista , mas sim, apontar para uma reação menos extrema negativo. Por exemplo, em vez de escrever " a sentir-se realizado, " write "para se sentir decepcionado . "
5
Ataque cada uma de suas convicções para provar que eles são irracionais . Pergunte a si mesmo : "É verdade que a crítica do meu colega de trabalho me torna um fracasso? ", " Há evidências de que o meu patrão agora me odeia ? " E " Será que ela me ajudar a ser uma pessoa feliz e produtiva a acreditar que meu colega de trabalho tem me maltratado ? " Use a lógica e pragmatismo para refutar suas convicções irracionais .
6
Anote , crenças moderadas racionais que substituem suas convicções irracionais . Substitua "obrigações" e "deveres" com esperanças e preferências. Por exemplo, substitua "Meu chefe não deve ouvir os relatórios negativos sobre mim ", com " Eu preferiria que meu chefe só ouço coisas boas sobre mim, mas se ele faz ouvir algo ruim , não vai redefinir instantaneamente como ele me vê . "
7
Leia estas novas , crenças racionais em voz alta antes de ir dormir naquela noite e novamente quando você acorda na manhã seguinte. Se você ainda tem sentimentos negativos sobre o evento, você perdeu uma convicção irracional. Repita o processo de encontrar e mudar a crença subjacente de que você perdeu o primeiro tempo.