casa | | Informação em Saúde > | Medicina Alternativa | Viver não tóxico
Para a saúde - qual é a outra palavra para agradar as pessoas?
A frase "agradar as pessoas" é usada na psicologia e na vida cotidiana para descrever alguém que prioriza as necessidades, desejos e expectativas dos outros em detrimento dos seus próprios. Embora não exista um termo médico ou diagnóstico específico para esse comportamento, algumas palavras ou expressões alternativas que transmitem um significado semelhante incluem:
- Empata:Este termo às vezes é usado para descrever alguém que é altamente sensível e empático com os outros. Embora a empatia seja uma característica positiva, a empatia excessiva pode levar à tendência de colocar as necessidades dos outros antes das próprias.
- Codependente:A codependência é uma condição psicológica caracterizada por um relacionamento disfuncional e unilateral onde uma pessoa (o codependente) sacrifica seu próprio bem-estar para atender às necessidades de outra pessoa (o dependente). A codependência pode envolver a necessidade excessiva de agradar aos outros e a falta de limites pessoais.
- Altruísta:Altruísmo refere-se ao ato de priorizar os interesses e necessidades dos outros em detrimento dos próprios. Embora o altruísmo possa ser uma qualidade nobre, o altruísmo excessivo pode levar à negligência de suas próprias necessidades e bem-estar.
- Acomodação:Indivíduos acomodados muitas vezes estão dispostos a mudar ou ajustar suas próprias preferências, opiniões ou comportamentos para atender às necessidades ou desejos dos outros. Embora ser complacente possa ser uma qualidade positiva, também pode indicar uma tendência a priorizar as necessidades dos outros em detrimento das próprias.
- Altruísta:Esta frase é por vezes usada para descrever alguém que está excessivamente focado em satisfazer as necessidades e expectativas dos outros, muitas vezes à custa do seu próprio bem-estar.
É importante observar que esses termos podem ter diferentes significados e contextos em diferentes campos ou situações. Se você está preocupado com sua tendência de priorizar os outros em detrimento de si mesmo, pode ser útil procurar aconselhamento de um profissional de saúde mental que possa fornecer orientação e apoio personalizados.