casa | | Informação em Saúde > | Medicina Alternativa | Viver não tóxico
Como os produtos químicos internos podem ser estímulos?
Produtos químicos internos podem ser estímulos porque podem se ligar a receptores nas células e desencadear várias respostas. Por exemplo, o hormônio adrenalina pode se ligar a receptores nas células do coração e fazer com que batam mais rápido. Da mesma forma, o hormônio insulina pode se ligar a receptores nas células do fígado e fazer com que absorvam glicose da corrente sanguínea.
Existem muitos tipos diferentes de produtos químicos internos que podem atuar como estímulos e podem ter vários efeitos no corpo. Alguns produtos químicos internos, como hormônios e neurotransmissores, podem ter efeitos muito específicos em células ou tecidos específicos. Outros, como íons e pH, podem ter efeitos mais gerais em todo o corpo.
Produtos químicos internos também podem ser produzidos em resposta a estímulos externos. Por exemplo, a liberação de adrenalina em resposta ao estresse é desencadeada pela liberação de hormônios pelas glândulas supra-renais. Da mesma forma, a liberação de insulina em resposta ao nível elevado de açúcar no sangue é desencadeada pela liberação de hormônios do pâncreas.
A capacidade dos produtos químicos internos de atuarem como estímulos é essencial para o bom funcionamento do corpo. Permite que o corpo responda às mudanças internas e externas em seu ambiente e mantenha a homeostase.