casa | | Informação em Saúde > | Medicina Alternativa | Viver não tóxico
O que é pró-oncogene?
Proto-oncogenes são genes normais que têm potencial para se tornarem oncogenes, que são genes que causam câncer.
Os proto-oncogenes codificam proteínas que estão envolvidas em vários processos celulares, como crescimento celular, diferenciação e apoptose (morte celular programada). Quando estas proteínas funcionam adequadamente, ajudam a garantir que as células cresçam e se dividam de forma controlada. No entanto, quando os proto-oncogenes sofrem mutação ou são sobre-expressos, podem produzir proteínas que levam as células a crescer e a dividir-se incontrolavelmente, levando ao cancro.
Mutações em proto-oncogenes podem ocorrer devido a uma variedade de fatores, incluindo exposição a agentes cancerígenos, radiação e certos vírus. A superexpressão de proto-oncogenes também pode ocorrer devido a uma variedade de alterações genéticas, como amplificação ou rearranjos genéticos.
Quando um proto-oncogene sofre mutação ou é superexpresso, ele pode produzir uma proteína que apresenta uma mutação de ganho de função, o que significa que adquiriu uma função nova ou aprimorada que não possuía anteriormente. Isso pode levar ao crescimento e divisão celular descontrolados, o que é uma marca registrada do câncer.
Existem vários proto-oncogenes diferentes que foram identificados e cada um codifica uma proteína que está envolvida em um processo celular diferente. Alguns dos proto-oncogenes mais conhecidos incluem:
MYC :codifica um fator de transcrição que desempenha um papel no crescimento, diferenciação e apoptose celular. A superexpressão de MYC está associada a muitos tipos diferentes de câncer, incluindo linfoma de Burkitt, câncer de pulmão e câncer de mama.
KRAS :codifica uma proteína que está envolvida na via de sinalização RAS, que está envolvida no crescimento, diferenciação e sobrevivência celular. As mutações KRAS estão associadas a muitos tipos diferentes de câncer, incluindo câncer de pulmão, câncer de pâncreas e câncer colorretal.
TP53 :codifica uma proteína supressora de tumor que desempenha um papel no reparo do DNA e na apoptose. As mutações TP53 estão associadas a muitos tipos diferentes de câncer, incluindo câncer de pulmão, câncer de mama e câncer de cólon.
Os proto-oncogenes são alvos importantes para a terapia do câncer, pois medicamentos que inibem a atividade desses genes ou das proteínas que eles codificam podem ser usados para tratar o câncer. Ao compreender o papel dos proto-oncogenes no cancro, os investigadores esperam desenvolver tratamentos novos e mais eficazes para esta doença.