casa |  | Informação em Saúde >  | Medicina Alternativa | Viver não tóxico

Qual é a causa da realpolitik?

A Realpolitik é uma teoria e prática política que se concentra nos aspectos práticos da política, e não em considerações morais ou éticas. Baseia-se na ideia de que a única forma de atingir objectivos políticos é ser realista sobre o mundo tal como ele é e utilizar todos os meios necessários para atingir esses objectivos.

A causa da realpolitik é o facto de o mundo ser um lugar complexo e muitas vezes perigoso. Para sobreviver e prosperar, os Estados devem estar dispostos a fazer tudo o que for necessário para proteger os seus interesses. Isto pode incluir o uso de força, engano ou outros meios que podem não ser considerados morais ou éticos.

A Realpolitik é frequentemente contrastada com o idealismo, que é uma teoria política que se concentra na importância das considerações morais e éticas na política. Os idealistas acreditam que a melhor forma de alcançar objectivos políticos é ter princípios e manter-se fiel aos seus valores, mesmo que isso signifique sacrificar ganhos a curto prazo.

Os realistas, por outro lado, acreditam que é mais importante ser prático e adaptar-se às novas circunstâncias do mundo. Argumentam que é impossível ser sempre moral ou ético na política e que por vezes é necessário fazer escolhas difíceis para alcançar um bem maior.

O debate entre a realpolitik e o idealismo já se arrasta há séculos e não há uma resposta fácil sobre qual delas está certa. Em última análise, a melhor abordagem à política é provavelmente uma combinação de realismo e idealismo. É importante ter princípios e ser práticos e estar dispostos a adaptar-se às novas circunstâncias do mundo.