casa | | Informação em Saúde > | Medicina Alternativa | Viver não tóxico
O principal fator de risco para uma boa saúde provavelmente não é o que você pensa
O principal fator de risco para uma boa saúde é, na verdade, a
solidão .
Um estudo de 2018 publicado na revista JAMA Psychiatry descobriu que a solidão estava associada a um risco 50% maior de morte por todas as causas, incluindo doenças cardíacas, derrame, câncer e doenças respiratórias. Isto é comparável ao risco de fumar 15 cigarros por dia ou de ser obeso.
A solidão também tem sido associada a uma série de outros problemas de saúde, incluindo:
- Aumento da inflamação (um importante factor de risco para muitas doenças crónicas)
- Má qualidade do sono
- Aumento do estresse
- Função imunológica reduzida
- Depressão
- Ansiedade
- Abuso de substâncias
As razões pelas quais a solidão é tão prejudicial à nossa saúde não são totalmente compreendidas, mas pensa-se que o isolamento social pode levar a uma série de alterações negativas na nossa fisiologia e comportamento. Por exemplo, foi demonstrado que a solidão aumenta os níveis do hormônio do estresse cortisol, que pode suprimir a função imunológica e levar à inflamação.
Além disso, as pessoas solitárias têm maior probabilidade de se envolverem em comportamentos pouco saudáveis, como fumar, beber álcool e comer alimentos pouco saudáveis. Eles também são menos propensos a praticar exercícios regularmente e a procurar atendimento médico quando necessário.
A boa notícia é que a solidão é um fator de risco modificável. Há uma série de coisas que podemos fazer para reduzir o risco de solidão, incluindo:
- Fazer um esforço para se conectar com outras pessoas
- Participar de um clube ou grupo
- Oferecendo nosso tempo
- Fazendo uma aula
- Usar as redes sociais para manter contato com amigos e familiares
- Procurar ajuda profissional se nos sentirmos solitários
Se você estiver se sentindo sozinho, é importante entrar em contato e buscar apoio. A solidão é um grave problema de saúde, mas que pode ser superado.