Os sinais de rádio são as ondas de radiação eletromagnética que têm uma frequência entre 0 hertz ( Hz, ou ciclos por segundo ) até cerca de 3 terahertz . Um ciclo é uma única rodada de mudança de energia na onda - quando a onda passa de seu nível máximo de energia para baixo a seu nível mínimo de energia e , em seguida, de volta ao seu nível máximo
Uma onda com uma freqüência de . , por exemplo, 103 kHz iria passar por aquela rodada de mudança de energia 103 mil vezes por segundo.
Nota que simplesmente saber a freqüência da onda não fornece qualquer informação sobre o quão poderosa é a energia da onda e vice- versa.
que tipos de radiação afetam o corpo humano ?
as principais formas de radiação EM que podem impactar negativamente o corpo humano são aqueles com uma freqüência maior do que a luz visível.
a radiação ultravioleta ( começando em cerca de 7,5 x 10 ^ 14 Hz) , raios-X e raios gama pode bater átomos fora de lugar na molécula de DNA , ferindo células e potencialmente causar a doença , doença da radiação e da morte.
partículas energéticas lançadas por materiais radioativos também podem causar danos .
experiência cotidiana , EM radiação com uma frequência mais baixa não faz mal ao corpo. No entanto , há exceções quando se trabalha com ondas de alta potência. Infravermelhos e radiação de microondas estão em uma frequência menor do que a luz visível, mas muito em altas potências que podem causar ferimentos ou morte.
Como ondas de rádio afetam o cérebro?
A resposta curta é : Eles não fazem. Na vida normal, as ondas de rádio do ambiente circundante são de um poder suficiente para impactar negativamente a saúde ou afetar a função cerebral.
Alguns pesquisadores argumentam que os sinais de rádio de telefones celulares podem afetar a saúde das células cerebrais ao longo do tempo , fazendo com que o aumento da temperatura através da absorção de energia . A maioria dos estudos sobre o tema , incluindo um pelo Comitê Científico da União Europeia, têm indicado que não há impacto negativo na saúde .
Um estudo da Universidade de Toronto de telefones sem fio e roteadores domésticos de computador sem fio também não encontraram efeitos mensuráveis de sua sinais de rádio sobre o funcionamento do cérebro .
Há investigação em curso sobre a possibilidade de usar ondas de rádio de baixa energia para melhorar os casos de insônia. O chamado de baixa energia de emissão Therapy ( LEET ) fornece sinais de rádio de baixa potência para o cérebro através de um bocal de transmissão. Alguns estudos descobriram que LEET reduziu com sucesso os sintomas de insônia e melhoria do sono , sem causar efeitos colaterais negativos.