casa |  | Informação em Saúde >  | Medicina Alternativa | meditação

O que é atenção plena?

Atenção plena pode ser descrito como a qualidade ou estado de prestar muita atenção ao momento presente. É um tipo de consciência que envolve reconhecer e aceitar com calma seus pensamentos, sentimentos e sensações corporais, sem julgamento.
A atenção plena pode ajudá-lo a ser menos reativo e mais consciente de seus pensamentos e impulsos, o que significa que é menos provável que você tome decisões precipitadas, impulsivas ou inúteis.
Envolve trazer consciência deliberada para a sua experiência presente, com foco na aceitação sem julgamento. Aqui estão algumas características principais da atenção plena:
1. Observação sem julgamento :A atenção plena incentiva a observação de seus pensamentos, sentimentos e experiências sem tentar analisá-los, avaliá-los ou alterá-los.
2. Conscientização do momento presente :Mindfulness envolve direcionar sua atenção para o momento presente, reconhecendo o que está acontecendo aqui e agora.
3.Aceitação :Um aspecto significativo da atenção plena é a aceitação de suas experiências, sejam elas agradáveis, desagradáveis ​​ou neutras.
4. Compaixão e Bondade :A atenção plena geralmente inclui um sentimento de compaixão e bondade para consigo mesmo e para com os outros, reconhecendo a condição humana compartilhada.
5. Abertura e curiosidade :Mindfulness estimula a mente do iniciante, abordando cada momento com abertura, curiosidade e vontade de aprender.
6. Intenção :Cultivar a atenção plena envolve trazer intencionalmente a atenção para a sua experiência e manter o foco no momento presente.
A atenção plena pode ser desenvolvida e aprimorada por meio de práticas regulares como meditação, ioga ou intervenções baseadas na atenção plena. Pode trazer inúmeros benefícios, como reduzir o estresse, melhorar o bem-estar emocional, aguçar a atenção e o foco, aumentar a autoconsciência e auxiliar no tratamento de dores ou doenças crônicas.