casa | | Informação em Saúde > | Medicina Alternativa | terapia magnética
Qual é a finalidade da ressonância magnética ou ressonância magnética?
Ressonância magnética (MRI) é uma técnica de imagem médica que utiliza campos magnéticos e ondas de rádio para criar imagens detalhadas do interior do corpo. É frequentemente usado para diagnosticar e monitorar condições médicas como:
*
Doenças cardiovasculares: A ressonância magnética pode ser usada para avaliar o coração, incluindo câmaras, válvulas e artérias.
*
Distúrbios neurológicos: A ressonância magnética pode ser usada para obter imagens do cérebro e da medula espinhal, incluindo as estruturas do cérebro, como o cérebro, o cerebelo e o tronco cerebral.
*
Distúrbios musculoesqueléticos: A ressonância magnética pode ser usada para avaliar ossos, músculos, ligamentos e tendões em todo o corpo.
*
Câncer: A ressonância magnética pode ser usada para detectar e monitorar tumores cancerígenos, bem como avaliar sua resposta ao tratamento.
*
Condições abdominais: A ressonância magnética pode ser usada para avaliar órgãos como fígado, rins e intestinos, bem como condições como pancreatite, colecistite e obstrução intestinal.
*
Saúde reprodutiva: A ressonância magnética pode ser usada para avaliar o sistema reprodutor feminino, incluindo útero, ovários e trompas de falópio, bem como detectar anormalidades como miomas, cistos e endometriose.
A ressonância magnética também é comumente usada para orientar biópsias, planejar cirurgias e monitorar a eficácia dos tratamentos.