casa |  | Informação em Saúde >  | Medicina Alternativa | Iridologia

O que a estreptoquinase e o tPA fazem?

A estreptoquinase e o tPA (ativador do plasminogênio tecidual) são agentes trombolíticos, o que significa que são usados ​​para dissolver coágulos sanguíneos. Eles atuam convertendo o plasminogênio, uma proteína presente no sangue, em plasmina, uma enzima que decompõe a fibrina, a proteína que forma os coágulos sanguíneos.

A estreptoquinase é uma proteína bacteriana que foi isolada pela primeira vez de cepas da bactéria Streptococcus. É um agente trombolítico de amplo espectro, o que significa que pode dissolver uma grande variedade de coágulos sanguíneos. No entanto, a estreptoquinase também pode causar reações alérgicas e outros efeitos colaterais, por isso não é tão comumente usada como o tPA.

O tPA é uma proteína natural produzida pelas células endoteliais que revestem os vasos sanguíneos. É um agente trombolítico mais específico que a estreptoquinase, o que significa que tem menos probabilidade de causar complicações hemorrágicas. O tPA é o agente trombolítico preferido para o tratamento do acidente vascular cerebral isquêmico agudo, uma condição que ocorre quando um coágulo sanguíneo bloqueia uma artéria no cérebro.