casa | | Informação em Saúde > | Medicina Alternativa | Iridologia
O que é peotilomania?
A petilomania, também conhecida como distúrbio de arrancar os cabelos, é uma condição de saúde mental caracterizada por um desejo irresistível de arrancar os próprios cabelos. Começa geralmente entre os 12 e os 17 anos e pode persistir por muitos anos. As mulheres são mais comumente afetadas que os homens.
Na maioria das vezes, o puxão de cabelo concentra-se no couro cabeludo ou nas sobrancelhas. Mas os pelos também podem ser puxados de outros lugares, como cílios, pernas, braços ou região pubiana.
Puxar o cabelo pode ser feito enquanto a pessoa está acordada (puxar o cabelo consciente) ou pode ocorrer durante momentos de concentração ou outros estados de atenção dividida (puxar o cabelo automático).
A tricotilomania é um comportamento compulsivo. Isso significa que a pessoa se sente obrigada a arrancar os cabelos e sente tensão ou ansiedade se resistir ao impulso.
Em algumas pessoas, puxar o cabelo causa sofrimento significativo ou prejuízo no funcionamento no trabalho, na escola ou em ambientes sociais.
Há uma variedade de tratamentos disponíveis, como terapia cognitivo-comportamental, treinamento de reversão de hábitos e certos medicamentos.