casa | | Informação em Saúde > | Medicina Alternativa | Iridologia
Quais são os instrumentos utilizados na confecção de fístulas arteriovenosas?
A criação de fístula arteriovenosa (FAV) é um procedimento cirúrgico para criar uma conexão permanente entre uma artéria e uma veia, geralmente no antebraço. O principal objetivo de uma FAV é fornecer acesso vascular de longo prazo para hemodiálise em indivíduos com doença renal crônica. Aqui estão os instrumentos comumente usados para criação de FAV:
1. Bisturi: Uma faca cirúrgica usada para fazer incisões na pele e nos tecidos subjacentes.
2. Hemostato: Uma pinça usada para controlar o sangramento, ocluindo temporariamente os vasos sanguíneos.
3. Afastador: Instrumento utilizado para manter tecidos e órgãos afastados do sítio cirúrgico, proporcionando melhor visibilidade e acesso.
4. Sutura: Fios ou fios usados para costurar tecidos e vasos sanguíneos.
5. Agulha: Um instrumento afiado e pontiagudo usado para injeção, sutura ou aspiração.
6. Dilatador de veia: Dispositivo semelhante a um balão inserido na veia para aumentá-la e facilitar a conexão com a artéria.
7. Pinças vasculares: Pinças especializadas usadas para bloquear temporariamente a artéria e a veia durante o processo de conexão.
8. Material de enxerto: Em alguns casos, um enxerto sintético ou um pedaço da veia do próprio paciente pode ser usado para conectar a artéria e a veia.
9. Ultrassonografia Doppler: Técnica de imagem não invasiva usada para avaliar o fluxo de sangue na artéria e veia antes e depois da criação da fístula.
10. Microscópio Cirúrgico: Pode ser usado para melhorar a visualização e a precisão durante o procedimento.
11. Dispositivo de ablação por radiofrequência :Usado para selar o ramo arterial.
12. Dilatador venoso: Usado para alargar a veia.
13. Tunelizador: Usado para criar um túnel subcutâneo para o enxerto.
Os instrumentos específicos utilizados podem variar ligeiramente com base nas preferências do cirurgião e na anatomia individual do paciente. O procedimento geralmente é realizado sob anestesia local, e a FAV criada normalmente requer algumas semanas para amadurecer completamente e se tornar adequada para hemodiálise.