casa |  | Informação em Saúde >  | Medicina Alternativa | homeopatia

O que é fibuloplastia?

Fibuloplastia é um procedimento cirúrgico para realinhar a fíbula, um dos dois ossos longos da perna. Melhora o alinhamento da fíbula e do tornozelo e ajuda a reduzir a dor e o desconforto causados ​​por desalinhamento ou danos na fíbula.

A fibuloplastia pode envolver várias técnicas:
- Reconstrução lateral do tornozelo: Este procedimento realinha a fíbula quando há crescimento ósseo anormal ou dano na parte lateral (externa) do tornozelo. A fíbula é reposicionada e fixada com parafusos ou placas para estabilizar a articulação do tornozelo.

- Fibulectomia distal: O cirurgião remove uma parte da fíbula, geralmente perto do tornozelo, para aliviar a pressão nos tecidos circundantes e melhorar a flexibilidade e a amplitude de movimento do tornozelo.

- Osteotomia: Nos casos em que a fíbula está deformada ou desalinhada, é realizada uma osteotomia para cortar e realinhar a fíbula. Isso ajuda a corrigir o alinhamento do osso e do tornozelo.

- Transferência ou reconstrução de tendão: Se os tendões ao redor do tornozelo forem danificados devido ao mau alinhamento da fíbula, podem ser necessárias transferências ou reconstruções de tendões. Isso ajuda a restaurar a função normal e a estabilidade da articulação do tornozelo.

A fibuloplastia geralmente é realizada sob anestesia geral ou regional como procedimento ambulatorial. A recuperação envolve o uso de gesso ou cinta para apoiar e proteger o tornozelo. A fisioterapia é frequentemente recomendada para restaurar a força, a flexibilidade e o movimento normal do tornozelo.

A fibuloplastia pode proporcionar alívio da dor e melhora da função para indivíduos com dor e instabilidade no tornozelo causada por desalinhamento ou dano da fíbula.