casa | | Informação em Saúde > | Medicina Alternativa | homeopatia
Como a menopausa é diagnosticada?
O diagnóstico da menopausa é baseado na presença de alguns sintomas, como ondas de calor, suores noturnos e alterações nos períodos menstruais, e exames de sangue para confirmar níveis baixos dos hormônios femininos estrogênio e progesterona.
O sintoma mais comum da menopausa são as ondas de calor, que são sensações repentinas de calor e suor que podem durar alguns minutos ou mais. As ondas de calor podem ser acompanhadas por outros sintomas, como ansiedade, irritabilidade, dificuldade para dormir e dores de cabeça.
Os períodos menstruais também mudam durante a menopausa. Eles podem tornar-se irregulares, mais curtos ou mais pesados e, eventualmente, parar completamente. Nos estágios finais da menopausa, as mulheres também podem apresentar secura vaginal, adelgaçamento da pele e ganho de peso.
Para confirmar o diagnóstico de menopausa, o médico pode solicitar exames de sangue para medir os níveis de estrogênio e progesterona. Esses hormônios são produzidos pelos ovários e seus níveis diminuem durante a menopausa. Um exame de sangue também pode descartar outras condições que podem causar sintomas semelhantes aos da menopausa, como problemas de tireoide ou desequilíbrios hormonais.
Outra forma de diagnosticar a menopausa é através do teste do hormônio folículo-estimulante (FSH). FSH é um hormônio produzido pela glândula pituitária. Os níveis de FSH aumentam durante a menopausa, e um nível elevado de FSH pode ser uma indicação de que a mulher está na menopausa.
Além dos exames de sangue, o médico também pode recomendar outros exames, como exame pélvico ou ultrassom, para descartar outras condições que possam estar causando os sintomas da menopausa.
O diagnóstico da menopausa também pode incluir:
- A idade da mulher; normalmente, a menopausa ocorre no final dos anos 40 ou início dos 50
- Uma história de irregularidades menstruais
- Duração desde a última menstruação