As propriedades específicas da própolis variam de acordo com a geografia, a temporada e tipo de planta . Genericamente , calcula-se a composição da própolis é uma resina de 50 por cento e bálsamo vegetal , de 30 por cento de cera , óleos de 10 por cento , 5 por cento de pólen e 5 por cento de outros minerais , tais como zinco e cálcio . A própolis é rica em flavonóides e antioxidantes.
Benefícios
própolis é utilizada como um anti-inflamatório , antimicrobiana , antibacteriana, antiviral e anti-fúngico. Ele é utilizado para curar feridas abertas e tumores . A própolis estimula o sistema imunológico e trata os tipos de vírus herpes simplex um e dois , doença de Legg -Calvé-Perthes , artrite reumática , resfriados comuns e queimaduras. Ele pode ser usado tanto interna como externamente , mas o contato com os olhos deve ser evitado. A própolis é vendida em líquido, cápsula, comprimido , pó e em creme.
Considerações
Se você é alérgico ao mel, abelhas ou picadas de abelhas que você precisa para procurar o aconselhamento de um alergista antes de tomar a própolis; ter essas alergias , não significa que você não pode levá-lo , você deve ser testado pela primeira vez. Própolis é encontrado naturalmente no mel em quantidades muito pequenas . Não houve reações adversas documentadas em pessoas que tomam própolis e há interações medicamentosas conhecidas foram anotados .
Research
Há pesquisas que está sendo feito a respeito dos benefícios da própolis para saúde oral. Usado como um anti-séptico bucal ou pastilha , própolis reduz a inflamação das gengivas e promove a cura de feridas na boca e dores de garganta . Um estudo conduzido por Miyazawa e Ikeno mostrou que ratos que receberam própolis na água desenvolvido menos cáries do que os ratos que não bebem própolis. Até à data, esta não foi estudado em seres humanos.
Há pesquisas sendo feito por Popescu e Palos na Roménia em relação aos benefícios da própolis na infecção do olho e por Scheller , Suchy e Zawadzki na Polônia em relação as infecções vaginais. Awadallah e Ali estão investigando os efeitos da própolis sobre a endometriose e infertilidade em um estudo controlado randomizado . Um relatório publicado em Cancer Research concluiu que a própolis tem potencial para tratar certos tipos de câncer devido aos ácidos nas própolis; isso só foi comprovada em ratos.
Ciência
Embora haja muita pesquisa sendo feita em própolis que ainda é inconclusiva , há alguns fatos científicos que foram provados . Professor Scheller , que trabalha na Polônia para o Instituto de Microbiologia fez confirmar que a própolis estimula o sistema imunológico , reduz a deterioração celular e promove o crescimento de tecido em cicatrização , provando que a própolis não é tóxico.