Também chamado de hidroterapia do cólon e irrigação do cólon , uma limpeza de cólon é o processo no qual água purificada é liberado através do cólon através do reto , a fim de remover os resíduos que podem se tornar terreno fértil para as bactérias causadoras de doenças . Na maioria das práticas modernas de limpeza do cólon , não há outros produtos químicos ou os aditivos são tipicamente misturados com a água purificada . Esta parece ser a maior mudança evolutiva na limpeza do cólon desde os tempos antigos . Quando as ervas são usadas , eles geralmente incluem casca de olmo e /ou raiz de alcaçuz .
Como mudou nos tempos modernos?
Os antigos egípcios , como registrado em o Papiro de Ebers , praticado limpeza do cólon por três dias seguidos em cada mês do ano como um ritual de precaução para proteger contra a doença . O pássaro ibis provou ser a inspiração para o regime de limpeza do cólon egípcio , como eles gravaram observá-lo inserir água do mar em seu ânus , presumivelmente, a fim de eliminar toxinas . Os egípcios replicado o processo de formar -se por um tubo feito de cana ou esculpidos em osso e anexá-lo à bexiga ou seda pano de um boi arquivado com água do mar. Além dos minerais encontrados na água salgada ( usados em abundância em muitos tratamentos médicos egípcios ) , os antigos egípcios também acrescentou ervas anti-sépticas como o trevo doce e extrato de data , a fim de purificar o cólon.
Tendo sobrevivido as idades , a limpeza do cólon de ervas é praticada hoje em muitas clínicas de Ayurveda indiana. Os extratos das frutas secas conhecidas como haritaki , amalaki e bibhitaki são adicionados à água purificada e usada não só para desintoxicar o cólon, mas também para reestabilizar o trato digestivo.