casa | | Informação em Saúde > | Medicina Alternativa | Ervas Medicina Alternativa
Quais ervas são usadas para o fígado?
Cardo leiteiro: O cardo mariano (Silybum marianum) tem sido usado há séculos para apoiar a saúde do fígado. Ele contém silimarina, um poderoso antioxidante que comprovadamente protege o fígado de danos causados por toxinas, álcool e certos medicamentos. O cardo mariano também ajuda a estimular a produção de glutationa, um agente desintoxicante que ajuda o fígado a remover substâncias nocivas do corpo.
Dente-de-leão: O dente-de-leão (Taraxacum officinale) é uma erva daninha comum carregada de nutrientes, incluindo vitaminas A, C e K, bem como potássio, ferro e zinco. O dente-de-leão também é uma boa fonte de antioxidantes, que podem ajudar a proteger o fígado contra danos. Além disso, foi demonstrado que o dente-de-leão aumenta a produção de bile, o que pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol e melhorar a digestão.
Cúrcuma: A cúrcuma (Curcuma longa) é uma especiaria usada na medicina tradicional indiana há séculos para tratar uma variedade de doenças, incluindo problemas de fígado. A curcumina, o composto ativo da cúrcuma, demonstrou ter propriedades antioxidantes, antiinflamatórias e antivirais. A curcumina também ajuda a estimular a produção de bile, o que pode ajudar a diminuir os níveis de colesterol e melhorar a digestão.
Alho: O alho (Allium sativum) é um ingrediente culinário comum que demonstrou trazer vários benefícios à saúde, incluindo suporte ao fígado. O alho contém compostos de enxofre que comprovadamente ajudam a proteger o fígado contra danos causados por toxinas, álcool e certos medicamentos. O alho também ajuda a aumentar a produção de glutationa, um agente desintoxicante que ajuda o fígado a remover substâncias nocivas do corpo.
Chá verde: O chá verde (Camellia sinensis) é uma bebida popular feita a partir das folhas da planta Camellia sinensis. O chá verde é uma boa fonte de antioxidantes, incluindo catequinas, que comprovadamente ajudam a proteger o fígado de danos causados por toxinas, álcool e certos medicamentos. O chá verde também ajuda a estimular a produção de bile, o que pode ajudar a diminuir os níveis de colesterol e melhorar a digestão.