casa |  | Informação em Saúde >  | Medicina Alternativa | Ervas Medicina Alternativa

O amox-clav pode ser usado para infecção de garganta estreptocócica?

Amoxicilina-clavulanato (Augmentin, Augmentin XR) é uma combinação do antibiótico amoxicilina e do inibidor da beta-lactamase clavulanato. A amoxicilina é eficaz contra uma ampla gama de bactérias, incluindo aquelas que causam infecções na garganta (Streptococcus pyogenes). O clavulanato ajuda a proteger a amoxicilina de ser decomposta por certas bactérias, tornando-a mais eficaz contra uma gama mais ampla de bactérias.

Para infecções na garganta, a amoxicilina-clavulanato é normalmente administrada por via oral, duas vezes ao dia. A dose e a duração do tratamento dependerão da sua idade, peso e saúde geral. A amoxicilina-clavulanato geralmente é eficaz no tratamento da infecção estreptocócica em poucos dias.

É importante tomar amoxicilina-clavulanato exatamente como prescrito pelo seu médico. Não pule ou perca nenhuma dose, mesmo que se sinta melhor. Tomar amoxicilina-clavulanato durante todo o período prescrito ajudará a prevenir o retorno da infecção.

Alguns efeitos colaterais comuns da amoxicilina-clavulanato incluem diarréia, náusea, vômito e erupção cutânea. Esses efeitos colaterais são geralmente leves e desaparecem após alguns dias. No entanto, se sentir efeitos secundários graves, como dificuldade em respirar, urticária ou inchaço, pare de tomar amoxicilina-clavulanato e contacte o seu médico imediatamente.