Há vários efeitos colaterais comuns que podem ser ligados ao uso de mirtilo . Em casos de efeitos colaterais comuns , eles são geralmente considerados como sendo menor de idade e não há motivo para alarme. Eles geralmente desaparecem por conta própria como o corpo se acostuma com o mirtilo . No entanto, se se agravarem ou persistirem, a atenção médica pode ser necessária. Estes efeitos secundários comuns incluem boca do estômago chateado, seca e olhos secos.
Efeitos secundários graves
Alguns efeitos colaterais graves também são possíveis com mirtilo . Em casos de efeitos colaterais graves e potencialmente perigosos , as pessoas devem deixar de usar mirtilo imediatamente e procure um médico . Alguns efeitos secundários graves são mirtilo sinais de reacção alérgica , como sair em urticária, erupção cutânea, dificuldade em respirar , aperto no peito e inchaço dos lábios , boca, face e língua .
Cuidado
é fundamental ter cautela ao considerar a utilização de mirtilo , principalmente para aqueles que têm uma condição de coagulação do sangue ou distúrbios hemorrágicos . Estes indivíduos devem consultar seus médicos sobre mirtilo antemão. Aqueles que tomam medicação coágulo de sangue , antioxidantes , ervas ou outros suplementos nutricionais também devem conversar com seu médico. Boldo pode potencialmente alterar o tempo de coagulação do sangue em certos indivíduos .
Grávidas e lactantes Fêmeas
fêmeas que estejam grávidas , amamentando ou planejando engravidar devem conversar com seus médicos sobre o uso de mirtilo . Não se sabe ao certo se o mirtilo pode causar danos aos bebês em gestação . Em situações de amamentação , também não é certo se o mirtilo é excretado no leite materno , o que poderia danificar um bebê.
Interações Medicamentosas
As interações medicamentosas podem ocorrer quando mais do que um medicamento ou suplemento nutricional é feita ao mesmo tempo . As interações medicamentosas podem levar a efeitos colaterais ruins , ou a diminuição ou o aumento da eficácia de um ou de ambos os medicamentos. Alguns medicamentos apresentam o risco de interação medicamentosa com mirtilo , principalmente aspirina , heparina , varfarina, AINEs ( medicamentos anti- inflamatórios não esteróides ) , ardeparin , enoxaparina e danaparoide .