Santo manjericão tem um longo histórico como um calmante . Estudos realizados em ratos indicam que ela pode afetar os níveis de cortisol , que por sua vez reduz o açúcar no sangue e também ajuda o corpo a se proteger do estresse. A maioria dos naturopatas que promovem manjericão para aliviar o estresse recomendam tomar 400 a 500 mg em cápsulas uma ou duas vezes por dia com as refeições.
Hindus na Índia usam o manjericão santo em cerimônias religiosas e para ajudar com meditação espiritual. Ele pode ser encontrado no interior ou perto de cada casa na Índia. Hindus têm dado manjericão o nome " Tulsi ", que se traduz em " incomparável " em sânscrito. Este é um exemplo da alta conta em que detenha esta planta .
Antisséptico
Santo manjericão contém o eugenol composto que tem propriedades anti-sépticas. Por esta razão , muitas casas colocam folhas e flores desta planta em uma bacia de água para que os visitantes possam lavar as mãos antes de entrar na casa. Tem também um forte aroma de tal forma que ela faz um insecticida ideal . A pele dos que foram tratados com a água manjericão santo estará protegido contra mosquitos e outras pragas conhecidas por transmitir doenças .
Medicina Ayurvédica
Um uso da planta manjericão sagrado na medicina ayurvédica é para tratar doenças de pele. A tônica é feita pelo sumo das folhas da manjericão santo. Isto pode ser misturado com limão ou outro suco se for o caso antes de beber para alterar o sabor forte do manjericão santo. Diz-se ser úteis no tratamento de doenças do estômago e podem ser misturados com gengibre antes de administrar por esta razão . Ele é misturado com suco de cebola , limão e mel para tratar infecções respiratórias , dores de ouvido e febre. Ayurveda praticantes também afirmam que manjericão pode atuar como um antiveneno em casos de mordida de cobra .