O remédio mais simples para a gengivite é escovar os dentes. Escovar com hidraste pó é recomendado para pelo menos um mês após o diagnóstico de gengivite . Usando uma escova de dentes de cerdas macias e mudá-lo a cada mês também é aconselhado , junto com desinfecção a escova de dentes entre os usos , também é aconselhável. O fio dental também é recomendada como uma forma de remover o alimento a partir de entre os dentes e estimular o tecido abaixo da linha da gengiva .
Dieta também desempenha um papel na prevenção de gengivite . Uma dieta de alimentos ricos em fibras , com pouco ou nenhum açúcar refinado ajudará a prevenir a gengivite. O açúcar também é um dos componentes da placa que se forma sobre os dentes e as gengivas. Ao limitar a ingestão de açúcar menos chapa é formada.
Segundo Phyllis Balch , autor do livro Prescrição para Nutritional Healing , uma dose diária de 100 miligramas de Coenzima Q10 promove o crescimento da gengiva. Altas doses de vitamina C, até 10.000 miligramas por dia , também promover a cicatrização das gengivas .
Tratamentos à base de plantas , incluindo o óleo de cravo , Echinacea e chá de camomila pode ser aplicado diretamente sobre as gengivas para aliviar o desconforto e promover a cura . Estas substâncias podem ser esfregada nas gengivas com a ponta dos dedos . A massagem também aumenta a circulação do sangue nas gengivas , que também promove a cura.
Doses suplementares de cálcio e magnésio podem ajudar o corpo a manter a densidade óssea e prevenir a perda óssea ao redor das gengivas.
Gengivite pode ser um sinal de outros problemas de saúde . Um dos sintomas de deficiência de vitamina C é o sangramento das gengivas . Anemia e até mesmo o câncer bucal são outras doenças com sintomas da doença da gengiva. Um dentista deve diagnosticar qualquer problema de goma em curso.