O efeito colateral mais comum associado com violeta genciana é uma coloração temporária da pele devido a tonalidade púrpura- azul do corante.
Risco de Câncer
Um estudo de 1985 realizado no Centro Nacional de Investigação Toxicológica em Jefferson , Arkansas e publicado pela Oxford University Press mostrou que violeta genciana produzido células cancerígenas em camundongos. A maioria dos cânceres foram localizados na bexiga , útero , ovários e vagina.
Especialista introspecção
Desde que o estudo de 1985 , nenhuma pesquisa posterior mostrou uma ligação semelhante entre violeta de genciana e câncer. Os EUA Saúde Ocupacional e Administração de Segurança lista há riscos potenciais à saúde relacionados com a exposição ao corante.
Aviso
Se sentir irritação na pele , como vermelhidão ou inchaço durante o uso violeta de genciana , consulte o seu médico , pois isso pode ser um sinal de alergia ou sensibilidade ao produto químico , adverte a Clínica Mayo.
Considerações
Se você sofre de uma pele úlceras ou tem feridas abertas , evitar o uso de violeta de genciana , pois isso pode causar a descoloração ou manchas de sua pele se torne permanente como uma tatuagem , adverte a Clínica Mayo.