Hoje, cerca de dois terços de todos os americanos estão acima do peso , e um em cada três podem ser classificados como obesos. Doença hepática gordurosa não-alcoólica [ DHGNA ) é generalizada entre o excesso de peso e diabetes. Um estudo recente publicado na edição do Journal of Nutrition fevereiro 2009 descreve resultados que confirmam que chá verde protege contra a doença hepática gordurosa não alcoólica em camundongos. No estudo, camundongos geneticamente obesos foram alimentados com extrato de chá verde em doses equivalentes a 3-7 xícaras de chá verde por dia durante seis semanas. O chá verde bloqueou a quantidade de gordura armazenada no fígado de camundongos obesos , reverteu o declínio das defesas antioxidantes do fígado e melhora da função hepática.
Evita Estresse Oxidativo causados pelo álcool
Green chá contém antioxidents que protegem novamente danos ao fígado.
álcool no corpo produz radicais livres prejudiciais que sobrecarregam fornecimento do fígado de antioxidantes , resultando em lesão hepática . Numerosos estudos suportam a conclusão de que o chá verde embota os efeitos nocivos do álcool em ratos . Um desses estudos, publicado na edição de Química Biológica março-abril de 2002 descobriu que ratos alimentados com altos níveis de álcool , bem como o extrato de chá verde foram protegidos desde o início , induzida pelo álcool lesão hepática . Uma extensa investigação envolvendo seres humanos , publicados na edição de Causas e Controle do Câncer dezembro de 2009, acompanhou 41.761 adultos japoneses 40 e 79 anos de idade ao longo de um período de nove anos . Este estudo é importante porque considerou diversas variáveis que incluíam não apenas o consumo de chá verde, mas também o consumo de álcool , tabagismo e consumo de vegetais e peixe . O estudo concluiu que o consumo de chá verde está associado a um risco reduzido de desenvolver câncer de fígado.
Protege o fígado durante o transplante
Vários estudos também têm demonstrado que o chá verde pode aumentar a chance de um transplante de fígado bem-sucedido. Num estudo, dois grupos de ratos foram submetidos a cirurgia do fígado; um grupo foi dada EGCG , o antioxidante significativa dentro de chá verde , e o outro grupo de ratinhos não foi . Os ratos alimentados com chá verde antes da cirurgia tiveram uma taxa de sobrevivência de 100 por cento , enquanto que aqueles alimentados com chá verde não teve uma taxa de sobrevivência de 65 por cento. Em outro estudo, pesquisadores lavado fígado gordo de um rato em uma solução contendo extrato de chá verde antes do transplante , e constatou que o procedimento reduziu as chances de insucesso do transplante .