O chá verde contém uma alta concentração de flavonóides chamados catequinas . Em testes de laboratório , estes compostos demonstraram uma maior capacidade de parar os danos celulares causados por moléculas de oxigênio nocivas chamadas radicais livres. Em um processo não totalmente compreendidas pelos cientistas , o chá verde distingue células saudáveis e células de câncer , e desintegra-se o último. Vários estudos têm apoiado estes resultados iniciais , incluindo um estudo de 2004 publicado no livro " Alimentar Farmacologia e Terapêutica " . Os pesquisadores descobriram que o chá verde apresentou um efeito protetor contra fatores gastrointestinais. A investigação está em curso.
Prevenção de Doenças do Coração
Estudos sugerem que o chá verde pode ter outros usos medicinais relacionados à prevenção de doenças cardíacas. O chá verde previne a aterosclerose , ou o endurecimento das artérias , através da redução dos níveis de triglicéridos e colesterol mau encontrados no sangue . Um estudo de 2007 publicado no Journal of Nutritional Biochemistry descobriu que o consumo de chá verde inibe a absorção de lipídios ou gorduras no intestino que o corpo usa para fazer colesterol. No entanto , os EUA Federal Drug Administration não autorizou essas reivindicações por parte dos produtores de chá.
Perda de peso
Um dos usos medicinais mais controversos do chá verde tem foi como um remédio para perda de peso . A teoria é que o chá verde ajuda na perda de peso, aumentando o metabolismo do seu corpo e ajudá -lo a queimar gordura. Um estudo de 2007 publicado no European Journal of Clinical Nutrition chegou a uma conclusão similar. Os pesquisadores descobriram que a perda de peso acelerado com o consumo de chá verde e cafeína , acrescentando credibilidade a estas reivindicações.