Um estudo da Universidade de Aston , no Reino Unido mostrou HMB ter um efeito positivo sobre os pacientes com câncer que tinham visto anteriormente uma diminuição no músculo devido a seu tratamento. HMB foi encontrada para preservar a massa muscular magra, ainda no corpo , evitando as proteínas do corpo de degradar . O relatório do estudo teorizaram que HMB pára degradação protéica através da inibição certos sinais na proteína ubiquitina regulamentar. HMB foi tomado por pacientes com câncer, pacientes de AIDS e idosos , na tentativa de preservar o tecido muscular na dose de 3 gramas por dia.
Massa muscular , força e perda de gordura
um estudo na Academia de Educação Física em Varsóvia , na Polônia, mostrou que uma combinação de HMB e creatina foi mais eficaz do que a creatina sozinho na adição de massa muscular e aumento da força . Um estudo East Tennessee State University demonstrou que um grupo tomando HMB tiveram maior força e ganho muscular magra do que um grupo de controlo não tomar HMB . O grupo HMB também reduziu a gordura corporal de 0,3 por cento mais do que o grupo controle. Outros estudos mostraram nenhuma melhoria significativa da massa muscular, ganho de força e perda de gordura.
Colesterol e pressão arterial
Um relatório da Universidade de Iowa mostrou que em uma coleção de nove estudos diferentes , a suplementação de HMB resultou em uma redução líquida no colesterol total e na pressão arterial sistólica . Desde o colesterol elevado e pressão arterial são os principais indicadores de acidente vascular cerebral e ataque cardíaco, HMB pode ser um poderoso aliado na luta contra essas duas doenças . Existe ainda não foram todos os estudos especificamente voltados para doenças cardíacas ou pacientes com risco de acidentes vasculares cerebrais para determinar o quão bem sucedido HMB pode ser com esses pacientes .
Efeitos colaterais
A mesmo relatório State University Iowa não apresentaram efeitos colaterais significativos na suplementação de HMB . Não houve estudos HMB longo prazo em humanos, mas uso a curto prazo não mostrou efeitos adversos significativos. Desde estudos de segurança completos ainda precisam ser realizados , HMB não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou amamentando , crianças ou pacientes com doença hepática grave ou doença renal. HMB também não foi testado em doses acima de 3 gramas , por isso, só pode tomar HMB em ou abaixo de doses recomendadas.