Pessoas na Índia tradicionalmente banhadas em água com infusão de folhas de nim para limpar o corpo e purificar o sangue de radicais livres e outras toxinas. Nim extratos de folha , semente e casca são utilizadas na fabricação de sabonetes, xampus e cosméticos como cremes para o corpo e rosto , unha polonês e máscara de beleza para limpar, proteger e condicionar a pele . (Veja Referências 2 e Recursos 1) óleo
Psoríase
Neem hidrata a pele psoriática, alivia a irritação e dor e reduz a descamação e vermelhidão das lesões irregulares . O site da Fundação Neem afirma que pacientes com psoríase que ingeriram folha neem por via oral, e aplicados extratos de nim e óleo de semente de topicamente , alcançou resultados positivos similares àqueles que usaram tratamentos tradicionais, como alcatrão e cortisona. Enquanto alcatrão de carvão e aplicações de cortisona causar efeitos colaterais como pele desbaste quando usado repetidamente , pacientes com psoríase que utilizaram neem não experiência negativos efeitos colaterais . ( Consulte Recursos 1 e referências 3 )
Infecções Fúngicas
Gedunin e nimbidol , compostos encontrados nas folhas da árvore neem são poderosos agentes antifúngicos que destroem fungos , que causam pé de atleta , micose, candida, infecções fúngicas e aftas . Extratos de nim provaram em experimentos de laboratório para ser tóxico para mais de 14 culturas de fungos comuns que invadem a pele, de acordo com o site Pharma Info. ( Consulte Recursos 1 e referências 4)
Vitiligo
Vitiligo ( leucoderma ) é uma doença auto-imune em que a pele perde a sua pigmentação. A exposição ao sol ou corticosteróides são usados para o tratamento de vitiligo , mas este tratamento nem sempre é eficaz . Em um estudo citado no site da Fundação Neem, pacientes que sofrem de vitiligo receberam doses orais de quatro gramas de beem diariamente, durante um período de um ano . Isto foi seguido pela aplicação de creme nim combinado com várias ervas , sobre os emplastros para a pele de- pigmentadas , que foram em seguida expostos ao sol.
O pigmento da pele em 25 por cento dos pacientes foi restaurado após 90 dias.