óleo de sassafrás contém um produto químico carcinogénico , chamado safrol , que é altamente tóxico . Ela pode causar danos ao fígado e até mesmo câncer , de acordo com horticultor Ronald Smith. Ela também pode causar tremor , choque , danos nos nervos, paralisia e alucinações. O Instituto Nacional de Saúde afirma que os EUA Food and Drug Administration proibiu o uso de safrol em chás , especiarias e ervas suplementos em 1960. Chá infundido com grandes doses de safrol pode causar vômitos , baixa temperatura corporal, danos no fígado , pupilas dilatadas , estupor , confusão, danos nos rins , coceira , dificuldade respiratória, espasmos musculares , dor no peito , paralisia, inflamação da pele e garganta inchada. De acordo com a Prevenção Revista Online , mulheres e pessoas com problemas de rim, fígado ou coração grávidas ou lactantes não devem consumir o chá de sassafrás . Apenas uma xícara de chá forte sassafrás contém cerca de 200 mg de safrol , que é quatro vezes maior do que o montante considerado potencialmente perigoso se consumido regularmente por um ser humano . Extratos de raiz de sassafrás , que não contenham safrol , ainda são permitidas, mas a venda de produtos que contenham safrol sassafrás ainda persistem hoje , de acordo com a Drug Information Online.
Emmenagogue
Drug Information on-line afirma que sassafrás não é mais considerada uma erva segura. Além disso , é um emmenagogue . Isto significa que ele pode causar ou provocar a menstruação , levando ao aborto ou aborto em mulheres grávidas . Assim, as mulheres que desejam engravidar não devem tomar esta erva como um complemento. As mulheres grávidas e lactantes devem evitar todas as formas de esta erva .
Outros efeitos colaterais
Segundo Amy Christine Brown , da Universidade do Havaí em Manoa, sassafrás pode também causar depressão do sistema nervoso central, ataxia, hipotermia e hipersensibilidade ao toque. Sassafrás também podem causar sudorese , sonolência, batimentos cardíacos acelerados , dermatite e ondas de calor.