Muitos efeitos colaterais lista ervas adaptogénica incluindo ansiedade , coração acelerado ea pele corada. Poucos têm terríveis efeitos secundários conhecidos, mas é melhor para investigar cada erva individualmente uma vez que todos eles têm seus próprios efeitos. Ginseng pode causar dores de estômago e perda de sono , por exemplo. Porque adaptógenos visam neutralizar e normalizar as funções do corpo , você pode notar o desconforto dos efeitos colaterais mais do que alívio dos sintomas originais.
Reações alérgicas
Alguns suplementos adaptogênicas são feitos a partir de ervas e suplementos comuns conhecidos para a medicina ocidental por um longo tempo , como alcaçuz, ginseng e raiz de maca . No entanto, você pode não ter consciência de uma possível alergia a uma erva relativamente obscura como indica fumaria ou extrato de Rhodiola . Alguns interferir com medicamentos comuns; suco de noni pode impactar a eficácia varfarina , por exemplo. Por esta razão , é melhor consultar um médico , leia a lista de ingredientes e começar com uma pequena dose para avaliar sua reação .
Toxicidade
Adaptogens são muitas vezes pensado para reduzir toxinas no sangue ou em outras partes do corpo , mas cada um tem a sua própria erva minúscula quantidade de toxicidade. Para causar dores de estômago ou outros problemas de saúde , você provavelmente teria de ingerir uma dose extremamente alta do adaptogen . No entanto, se tomado em grandes quantidades, com o estômago vazio ou sem hidratação suficiente, um suplemento de ervas pode causar dores ou doenças devido aos seus componentes naturais.
Tratamento de doença grave
pacientes com problemas graves de saúde , como diabetes ou câncer relataram muitos resultados positivos de ervas adaptogênicas . Os médicos aconselham que, independentemente dos benefícios de ervas , um paciente deve continuar a verificar-se com médicos de clínica geral para check-ups regulares e qualquer adaptogen falta completa avaliação médica deve ser discutido com os médicos em caso de interações perigosas . Por exemplo, os Institutos Nacionais de Saúde informou em 2000 que Erva de São João , um tipo diferente de suplemento, reduz consideravelmente o efeito da medicação dada aos pacientes com HIV.