casa |  | Informação em Saúde >  | Medicina Alternativa | medicina popular

De onde veio o termo?

O termo “masculinidade tóxica” foi usado pela primeira vez na década de 1980 por estudiosos e ativistas para descrever os aspectos negativos da masculinidade tradicional. O termo originalmente ganhou popularidade nos Estados Unidos, mas desde então se espalhou para outros países de língua inglesa e agora é amplamente utilizado em discussões acadêmicas e populares sobre gênero.

Não existe uma definição única de masculinidade tóxica, mas é geralmente usada para descrever as formas como a masculinidade tradicional pode prejudicar homens e mulheres. Algumas características comuns da masculinidade tóxica incluem:

* A ênfase na força física e domínio
* A supressão de emoções
* A necessidade de estar no controle
* A objetificação das mulheres
* O uso da violência para resolver problemas

A masculinidade tóxica pode ter um impacto negativo na saúde física e mental dos homens, bem como nas suas relações com mulheres e crianças. Também pode contribuir para a violência, a discriminação e outros problemas sociais.

Nos últimos anos, tem havido um movimento crescente para desafiar a masculinidade tóxica e promover formas mais positivas de masculinidade. Este movimento tem sido liderado por homens e mulheres de todas as esferas da vida e está a ajudar a criar um mundo mais inclusivo e justo.