em seu livro " Homegrown Healing: Home remédios tradicionais do México, " autor Annette Sandoval descreve como o rei asteca Moctezuma I mantido um jardim de milhares de plantas medicinais durante o século 15 , e como sacerdotes realizou uma pesquisa farmacológica em tais plantas. Os conquistadores espanhóis chegaram com suas próprias tradições médicas , e tentou destruir a ciência indígena em nome de iluminação. Mais tarde , os missionários espanhóis coletadas e documentadas de plantas medicinais indígenas enquanto pregava suas próprias crenças e práticas médicas .
Diversidade
México é uma nação grande e geograficamente diversificada . Como resultado , a vida de plantas encontrados em regiões do sul pode ser bastante diferente da do norte . Além disso, diferentes grupos indígenas diferentes regiões povoadas --- astecas na região centro- sul, o Maya no sudeste, os zapotecas e Mixtecs principalmente no sul do estado de Oaxaca. Este bio- diversidade cultural e tem afetado os medicamentos tradicionais utilizados de norte a sul .
Sul
Uma infusão de flores e folhas chabacal é um tratamento comum para problemas respiratórios , assim como as flores da planta chigüisa . Para doenças do estômago , um chá feito a partir do caule da planta Calaguala samambaia -like é um remédio popular, como são as folhas da tulipán de monte .
Tratamentos mais especializados , a raiz cozida do ahuayote é utilizado para tratar a gonorreia , enquanto que o tronco da planta fervida xcubemba é aplicada para os pés para combater a infecção e odor .
os frutos tropicais abundantes encontradas nesta parte do país também tem utilizações medicinais . A casca do mamão é aplicado na pele para alívio de picadas de insetos , enquanto as folhas de mamão são cozidos e aplicado em um envoltório de peito para tratar a asma . Um chá feito a partir de cascas de banana é acreditado para ajudar com problemas vesiculares , enquanto um chá feito a partir de cascas de manga é usada para tratar dores de estômago .
Central
Na parte central do México, onde as montanhas e planaltos dominam a topografia , ramos cozidos de bretónica seriam bons para disenteria , como é fervida casca chalahuite . Para cortes , arnica fervida é aplicada ao local da lesão . Capitaneja Cozido é utilizado para tratar infecções vaginais . O caule da planta Culantrillo , quando embebido em aguardente de bebidas, é comumente usado para tratar choque.
Norte
Nesta parte do país , as plantas do deserto têm encontrado seu caminho em tradição medicinal local. Por exemplo, pedaços do caule da escova chaparro amargo são cozidos em um chá utilizado no tratamento de amebas . Chás feitos de girassol são usados contra uma variedade de doenças , incluindo dores de cabeça, gripes e amigdalite.