Vigas de aço são feitas de um tipo especial de aço conhecido como aço estrutural. As propriedades do aço estrutural - tais como a sua dureza, a resistência à deformação , módulo de elasticidade , resistência à tracção , a densidade , a resistência à tracção e a sua relação de Poisson - devem situar-se dentro de um determinado intervalo . As propriedades térmicas de aço estrutural que incluem a medição da quantidade de calor deve ser adicionado a ela antes de a sua temperatura é elevada por um determinado período . Isto é conhecido como o seu calor específico . Em aço estrutural feito de ligas , isto é entre 452 e 1.499 joules por quilograma - Kelvin . Em aço estrutural feito de carbono , é entre 450 e 2.081 joules por quilograma - Kelvin .
Concrete
As vigas de concreto utilizados na construção são normalmente reforçados com barras de aço para dar-lhes força de tensão adicional. Uma das características físicas mais importantes de betão armado é o seu coeficiente de expansão térmica semelhante ao do aço . Todos os materiais têm uma tendência para alterar o volume de acordo com mudanças na temperatura . Porque o aço e concreto expandir a taxas semelhantes , de concreto armado não sofre grandes tensões internas causadas por mudanças na temperatura .
Madeira
A madeira é a mais antiga forma de material utilizado para a construção de vigas. Os efeitos da temperatura sobre as vigas de madeira variar amplamente . As condições secas podem causar madeira se expandir, enquanto que condições de humidade podem resultar em retracção . Madeira incha no calor devido à água contida nas fibras de madeira em expansão . Quanto mais água contida na madeira , mais ela vai se expandir. Madeira exposta a temperaturas mais elevadas é mais provável para absorver água . Os efeitos da temperatura flutuante pode , ao longo do tempo , causar vigas de madeira para quebrar ou deformar.