casa |  | Informação em Saúde >  | Medicina Alternativa | jejum de limpeza

O que é ressuscitação completa?

Reanimação completa refere-se à intervenção médica abrangente e agressiva realizada na tentativa de restaurar as funções vitais de um paciente cujo coração e respiração pararam. É um procedimento de emergência de alto risco com o objetivo principal de restaurar a circulação e a oxigenação do cérebro e de outros órgãos críticos.

A reanimação completa normalmente envolve um esforço coordenado por profissionais de saúde utilizando várias técnicas e equipamentos médicos, incluindo:

1. Compressões torácicas: Realizado através da aplicação de compressões torácicas rápidas e firmes para manter o fluxo sanguíneo artificial para o coração e o cérebro.

2. Respiração Artificial (Respiração de Resgate): Fornecer respirações de resgate para fornecer oxigênio aos pulmões e apoiar a ventilação. Isso pode ser feito por meio de ventilação boca a boca, ventilação com bolsa-máscara ou ventilador mecânico.

3. Desfibrilação: Se o coração do paciente estiver em um ritmo chocável (fibrilação ventricular ou taquicardia ventricular), um desfibrilador externo automático (DEA) ou um desfibrilador manual pode ser usado para administrar um choque elétrico controlado para restaurar o ritmo cardíaco normal.

4. Acesso intravenoso (IV): O estabelecimento de acesso intravenoso permite a administração de medicamentos e fluidos para apoiar a condição do paciente, como epinefrina, atropina e fluidos para reposição volêmica.

5. Gerenciamento Avançado de Vias Aéreas: Em alguns casos, a intubação pode ser necessária para proteger as vias aéreas e facilitar a respiração eficiente. Isso pode ser feito por meio de intubação endotraqueal ou de um dispositivo supraglótico para vias aéreas.

6. Monitoramento e cuidados contínuos: Os esforços de ressuscitação incluem o monitoramento contínuo dos sinais vitais do paciente, como frequência cardíaca, pressão arterial, saturação de oxigênio e pupilas. Tratamentos e intervenções médicas adicionais podem ser iniciados com base nas necessidades específicas do paciente.

O objetivo da ressuscitação completa é manter as funções vitais até que a causa subjacente da parada cardíaca possa ser identificada e tratada. É um procedimento urgente que requer ação imediata e coordenada por pessoal médico treinado para melhorar as chances de ressuscitação bem-sucedida e sobrevivência a longo prazo do paciente.