Enquanto recifes artificiais podem se beneficiar de um habitat submerso , às vezes eles não conseguem atingir seu objetivo ambiental , servindo apenas como uma forma de disposição final do lixo . Descartando objetos grandes no mar para servir como recifes artificiais podem danificar habitats pré-existentes ou deslocar vida selvagem de suas casas.
Pesca
recifes artificiais têm o potencial de exacerbar problemas com sobrepesca. Estes recifes podem servir como áreas adicionais onde os peixes vivem e raça , mas recifes artificiais apenas piorar a situação , criando zonas de pesca adicionais. Além disso, a erosão gradual do material artificial pode ter efeitos negativos para a saúde sobre os peixes e , por sua vez , as pessoas que os consomem.
Segurança
recifes artificiais têm um histórico de segurança confiável. De acordo com a " Newsweek ", um recife artificial composta de pneus em desuso acabou desmoronando , distribuir dois milhões de pneus ao longo do mar e causando danos aos recifes naturais , barcos e da costa. Recifes artificiais feitas de coisas como carros de metrô desativados também são frequentemente utilizados como locais de mergulho , mas a segurança de usá-los para esses fins é questionável.
Monitoramento e Limpeza
Uma questão permanente com recifes artificiais envolve quem deve monitorar e mantê-los. Há muita controvérsia sobre quem é responsável por supervisionar os recifes , uma vez que eles são jogados na água. Alguns recifes artificiais requerem manutenção, reparação ou remoção ao longo do tempo - os procedimentos que podem ser caros . Eles também exigem monitores para acompanhar a sua eficácia e impacto sobre o meio ambiente.