casa |  | Informação em Saúde >  | Medicina Alternativa | Cristais Medicina Alternativa

Qual é o uso médico do mofo?

O mofo tem uma ampla gama de usos médicos, incluindo:

1. Antibióticos: Certos fungos produzem antibióticos, que são usados ​​para matar ou inibir o crescimento de bactérias.
Os exemplos incluem:
* Penicilina, produzida pelo fungo Penicillium chrysogenum, que é eficaz contra uma ampla variedade de infecções bacterianas.
* As cefalosporinas, produzidas por várias espécies do fungo Acremonium, incluindo Acremonium cephalosporium, são usadas para tratar infecções.
* A gentamicina, produzida pelo fungo Micromonospora purpurea, é usada para tratar infecções graves.

2. Agentes antifúngicos: Alguns fungos produzem compostos antifúngicos que podem ser usados ​​para tratar infecções fúngicas.
Os exemplos incluem:
* A griseofulvina, produzida pelo fungo Penicillium griseofulvum, é usada para tratar infecções fúngicas da pele, cabelos e unhas.
* A nistatina, produzida pelo fungo Streptomyces noursei, é usada para tratar infecções fúngicas da boca, garganta e intestinos.
* A anfotericina B, produzida pelo fungo Streptomyces nodosus, é usada para tratar infecções fúngicas graves.

3. Medicamentos para baixar o colesterol: Certos fungos produzem compostos chamados estatinas, que inibem a produção de colesterol no organismo. As estatinas são amplamente utilizadas para reduzir os níveis de colesterol e reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

4. Medicamentos imunossupressores: Alguns fungos produzem agentes imunossupressores que podem ser usados ​​para prevenir a rejeição em transplantes de órgãos e para tratar doenças autoimunes.
Os exemplos incluem:
* A ciclosporina A, produzida pelo fungo Tolypocladium inflatum, é usada para prevenir a rejeição de transplantes de órgãos.
* O tacrolimus, produzido pelo fungo Streptomyces tsukubaensis, também é usado para prevenir a rejeição de transplantes de órgãos.

5. Medicamentos anticancerígenos: Alguns fungos produzem compostos com propriedades antitumorais, que são utilizados na quimioterapia do câncer. Os exemplos incluem:
* A vinblastina e a vincristina, produzidas pela pervinca de Madagascar (Catharanthus roseus), são usadas para tratar vários tipos de câncer.
* Paclitaxel (Taxol), produzido pelo teixo do Pacífico (Taxus brevifolia), é usado para tratar câncer de mama, pulmão e ovário.

6. Produção de enzimas: Os moldes também são utilizados na produção de diversas enzimas com aplicações industriais e médicas. Por exemplo:
* O coalho microbiano, produzido por certos fungos como Rhizomucor miehei, é usado na fabricação de queijos.
*A amilase, produzida por vários fungos, como o Aspergillus oryzae, é utilizada na indústria alimentícia para a decomposição do amido.
* As proteases, produzidas por fungos como Aspergillus niger e Aspergillus oryzae, são utilizadas em formulações de detergentes e como enzimas digestivas.

É importante observar que, embora os fungos possam ser benéficos na produção de compostos médicos valiosos, alguns fungos também podem causar reações alérgicas, infecções e outros problemas de saúde em certos indivíduos. Portanto, processos adequados de identificação, extração e purificação são cruciais ao utilizar moldes para aplicações médicas.