casa | | Informação em Saúde > | Medicina Alternativa | Cristais Medicina Alternativa
O que é o sistema de classificação de instrumentos Hornbostel Sachs?
O sistema Hornbostel-Sachs de classificação de instrumentos musicais é um sistema hierárquico que categoriza os instrumentos musicais com base em sua produção sonora. Foi desenvolvido por Erich von Hornbostel e Curt Sachs em 1914 e desde então se tornou o sistema mais utilizado para classificação de instrumentos musicais.
O sistema Hornbostel-Sachs divide os instrumentos musicais em quatro categorias principais:
*
Idiofones: Instrumentos que produzem som pela vibração do corpo do próprio instrumento. Os exemplos incluem xilofones, marimbas e gongos.
*
Membranofones: Instrumentos que produzem som pela vibração de uma membrana esticada. Exemplos incluem tambores, pandeiros e banjos.
*
Cordofones: Instrumentos que produzem som pela vibração das cordas. Exemplos incluem guitarras, violinos e pianos.
*
Aerofones: Instrumentos que produzem som pela vibração do ar. Exemplos incluem flautas, clarinetes e trombetas.
Cada uma dessas quatro categorias principais é dividida em subcategorias, e cada subcategoria é dividida em categorias mais específicas. Por exemplo, a categoria de idiofones é dividida nas seguintes subcategorias:
*
Idiofones atingidos: Instrumentos que são golpeados com marreta ou martelo. Os exemplos incluem xilofones, marimbas e gongos.
*
Idiofones dedilhados: Instrumentos que são tocados com o dedo ou palheta. Exemplos incluem cravos e pianos.
*
Idiofones de fricção: Instrumentos que são friccionados com bastão ou arco. Os exemplos incluem armônicas de vidro e serras musicais.
O sistema Hornbostel-Sachs é uma forma abrangente e sistemática de classificar instrumentos musicais. É usado por músicos, musicólogos e outros estudiosos para estudar e compreender os diferentes tipos de instrumentos musicais existentes.