casa |  | Informação em Saúde >  | Medicina Alternativa | Cor Terapias

Qual é o estímulo para a produção de glóbulos vermelhos?

O principal estímulo para a produção de glóbulos vermelhos é a diminuição do fornecimento de oxigênio aos tecidos , que é causada principalmente pela diminuição da oxigenação tecidual (hipoxemia). As situações clínicas mais comuns que levam à hipoxemia são doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), doença pulmonar intersticial, pneumonia e residência em grandes altitudes.

A hipoxemia arterial resulta na diminuição da disponibilidade de oxigênio para os tecidos, seguida de lesão celular, levando à produção de sinais químicos que aumentam e alteram a expressão gênica no rim, resultando na produção e secreção de eritropoietina. . Este hormônio glicoproteico é produzido principalmente pelas células intersticiais peritubulares do rim em resposta à hipóxia tecidual e é o principal regulador da produção de glóbulos vermelhos.

A eritropoietina atua principalmente nas células progenitoras eritróides da medula óssea e é um dos fatores de crescimento essenciais necessários para a sobrevivência, proliferação, diferenciação e maturação dessas células. A sua atividade biológica foi dividida em duas categorias principais:

1) Estimulação da proliferação e sobrevivência de células progenitoras eritroides :Essas ações são mediadas por vários mecanismos, incluindo inibição da apoptose e ativação de sinais antiapoptóticos, aumento da expressão gênica de reguladores do ciclo celular e indução de receptores de fatores de crescimento.

2) Promoção da diferenciação e maturação eritróide: A eritropoietina aumenta a diferenciação eritróide e a maturação terminal dos progenitores dos glóbulos vermelhos, levando à produção de reticulócitos e, subsequentemente, de eritrócitos. Isto envolve alterações nos padrões de expressão gênica, incluindo a regulação positiva de genes que codificam proteínas críticas para o desenvolvimento eritróide, como hemoglobina, globina e diversas enzimas envolvidas na síntese do heme.

É importante notar que a eritropoietina não é o único regulador da produção de glóbulos vermelhos. Outros fatores, como disponibilidade de ferro, níveis de vitamina B12 e folato e função adequada da medula óssea, também desempenham papéis vitais na eritropoiese.