Chi, ou energia vital que permeia todos os seres vivos , tem sido mencionado na literatura chinesa desde a antiguidade. Uma menção conhecida do Chi ocorre no Yin- yang mai sihou ou sintomas fatais do Yin e Yang dutos , que data de antes do ano 168 aC .
Meridianos
Chi é dito para fluir através de meridianos no corpo . Manipulando esses meridianos é parte integrante da medicina chinesa. As primeiras referências aos meridianos incluir textos médicos a partir do número túmulo Mawangdui três, o que permite um namoro geral do texto para entre 221 aC e 206 aC.
Acupuntura
Acupuntura, ou a manipulação de chi e meridianos através da inserção de finas agulhas em pontos de pressão , remonta aos tempos chineses lendários. De acordo com Acupuncture.com , a acupuntura é ligada a tradições taoístas que podem ser rastreados para cerca de 6.000 aC.
Moxabustão
De acordo com um artigo no Zhong Xi Yi Jie Ele Xue Bao publicado em 2004, moxabustão pode ser rastreada na literatura para o Período dos Estados Guerreiros de entre 475 aC e 221 aC . Moxabustão é a prática do uso de fumo e de sucção para manipular o chi e meridianos.
Ervas
Ervas têm sido usadas na medicina chinesa desde a antiguidade. De acordo com Chinesemedicinesampler.com , a data exata das primeiras referências literárias para uso medicinal das ervas varia de 800 aC a 200 aC. No entanto, esses textos atribuem as origens do uso de ervas para o Imperador Amarelo , que viveu por volta de 4.700 aC.