casa |  | Informação em Saúde >  | Medicina Alternativa | Respiração

Quais são os produtos químicos da respiração humana?

A respiração celular é um conjunto de reações metabólicas que ocorrem nas células dos organismos para converter a energia bioquímica dos nutrientes em ATP e, em seguida, liberar produtos residuais.

Nos humanos, as reações químicas envolvidas na respiração celular são as seguintes:

1. Glicólise :Este processo ocorre no citoplasma da célula, onde uma molécula de glicose (um açúcar de seis carbonos) é quebrada em duas moléculas de piruvato (uma molécula de três carbonos). Este processo também resulta na produção de 2 moléculas de ATP (adenosina trifosfato, a moeda energética da célula) e 2 moléculas de NADH (nicotinamida adenina dinucleotídeo, um transportador de elétrons).

2. Reação de ligação (descarboxilação de piruvato) :Essa reação ocorre na matriz mitocondrial, onde cada molécula de piruvato da glicólise é convertida em uma molécula de acetil-CoA. Neste processo, uma molécula de dióxido de carbono (CO2) é liberada e 1 molécula de NADH é produzida.

3. Ciclo do Ácido Cítrico (Ciclo de Krebs) :Esta série de reações também ocorre na matriz mitocondrial. Aqui, as moléculas de acetil-CoA da etapa anterior são ainda mais oxidadas para produzir dióxido de carbono, ATP e mais NADH e FADH2 (dinucleotídeo de flavina adenina, outro transportador de elétrons).

4. Fosforilação oxidativa (cadeia de transporte de elétrons) :Este processo ocorre na membrana mitocondrial interna. As moléculas de NADH e FADH2 geradas na glicólise e no ciclo do ácido cítrico passam seus elétrons para a cadeia de transporte de elétrons. Esta série de reações redox leva, em última análise, à formação de água e oxigênio e à geração de uma quantidade significativa de ATP por meio da quimiosmose.

Portanto, os produtos químicos da respiração em humanos incluem dióxido de carbono (CO2), água (H2O) e energia na forma de moléculas de ATP.