casa |  | Informação em Saúde >  | Medicina Alternativa | Respiração

O que é redpiração superficial ou lenta?

A respiração superficial ou lenta, também conhecida como bradipnéia, é uma condição caracterizada por uma frequência respiratória mais lenta que o normal. A frequência respiratória normal para um adulto em repouso é entre 12 e 16 respirações por minuto. Bradipneia ocorre quando a frequência respiratória cai abaixo dessa faixa.

A respiração superficial pode ocorrer por vários motivos, incluindo:

- Doenças do sistema nervoso central: Certas condições, como acidente vascular cerebral, traumatismo cranioencefálico e overdose de drogas, podem afetar a parte do cérebro que controla a respiração. Isso pode levar à bradipneia.

- Doença pulmonar: Condições que afetam os pulmões, como pneumonia, asma e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), podem dificultar a respiração e causar bradipneia.

- Doença cardíaca: Alguns tipos de doenças cardíacas podem causar acúmulo de líquido nos pulmões, causando falta de ar e bradipneia.

- Medicamentos: Certos medicamentos, como opioides, sedativos e relaxantes musculares, podem diminuir a frequência respiratória.

- Outras condições médicas: Condições como obesidade, diabetes e anormalidades eletrolíticas também podem causar bradipneia.

A respiração superficial pode ser um sinal de uma condição médica grave e requer avaliação imediata por um profissional de saúde se for acompanhada por algum dos seguintes sintomas:

- Falta de ar
- Dor no peito
- Confusão
- Tontura
- Tonitude
- Frequência cardíaca rápida
- Lábios ou pontas dos dedos tingidos de azul

Se você estiver apresentando bradipneia, é importante consultar um profissional de saúde o mais rápido possível para diagnóstico e tratamento da causa subjacente.