casa |  | Informação em Saúde >  | Medicina Alternativa | Respiração

Como funcionam os brônquios?

Os brônquios são as principais vias aéreas que transportam o ar de e para os pulmões. Eles se ramificam da traquéia, ou traquéia, e entram nos pulmões. Dentro dos pulmões, os brônquios se dividem em ramos cada vez menores, chamados bronquíolos. Os bronquíolos terminam em pequenos sacos de ar chamados alvéolos, onde ocorrem as trocas gasosas.

Os brônquios são revestidos por cílios, que são pequenas estruturas semelhantes a cabelos que ajudam a remover o muco e partículas estranhas dos pulmões. O muco é produzido pelas glândulas do revestimento dos brônquios. Ajuda a reter poeira, pólen e outras partículas que inspiramos. Os cílios levam o muco até as vias aéreas, onde pode ser tossido ou engolido.

Os brônquios também contêm músculos que podem contrair e relaxar para controlar o fluxo de ar que entra e sai dos pulmões. Quando inspiramos, os músculos relaxam e os brônquios se dilatam. Quando expiramos, os músculos se contraem e os brônquios se estreitam. Isso ajuda a controlar a quantidade de ar que entra e sai dos pulmões.

Os brônquios são uma parte importante do sistema respiratório. Eles ajudam a garantir que possamos inspirar oxigênio e expirar dióxido de carbono.