casa |  | Informação em Saúde >  | Medicina Alternativa | Respiração

A respiração é a chave para a regulação do sistema nervoso?

A respiração pode ser uma técnica poderosa para regular o sistema nervoso , e há um corpo crescente de pesquisas científicas que apoiam isso. Acredita-se que os efeitos da respiração no sistema nervoso se devam a uma série de fatores:

- A respiração pode ajudar a diminuir a frequência cardíaca e reduzir a pressão arterial. Isso pode ajudar a diminuir a atividade do sistema nervoso simpático, responsável pela resposta de “lutar ou fugir” do corpo.
- O trabalho respiratório pode aumentar a produção de endorfinas, que têm efeitos de melhoria do humor e redução do estresse. Isto pode ajudar a ativar o sistema nervoso parassimpático, promovendo relaxamento e descanso.
- A respiração pode ajudar a melhorar o fornecimento de oxigênio ao cérebro e a outros órgãos. Isso pode melhorar a clareza mental e o foco e ajudar a regular os níveis de cortisol do corpo, um hormônio associado ao estresse.
- O trabalho respiratório pode ajudar a aumentar a variabilidade da frequência cardíaca (VFC), uma medida da variação no tempo entre os batimentos cardíacos . Uma VFC mais elevada está associada a uma melhor saúde e bem-estar geral e pode ser um sinal de funcionamento ideal do sistema nervoso.

No geral, existe uma forte base científica para a afirmação de que a respiração pode ser uma técnica eficaz para regular o sistema nervoso. A respiração pode ajudar a diminuir a frequência cardíaca e reduzir a pressão arterial, aumentar a produção de endorfinas, melhorar o fornecimento de oxigênio ao cérebro e outros órgãos e aumentar a VFC. Esses efeitos podem ajudar a reduzir o estresse, melhorar o humor e promover a saúde e o bem-estar geral.

Aqui estão alguns exemplos específicos de como a respiração demonstrou regular o sistema nervoso em estudos de pesquisa:

- Um estudo publicado na revista Psicofisiologia descobriram que o trabalho respiratório a uma taxa de 6 respirações por minuto durante 30 minutos reduziu significativamente a frequência cardíaca, a pressão arterial e os níveis de cortisol nos participantes.
- Um estudo publicado na revista Frontiers in Psychology descobriram que o trabalho respiratório a uma taxa de 4-7,8 respirações por minuto durante 15 minutos aumentou significativamente a VFC nos participantes.
- Um estudo publicado na revista JAMA Internal Medicine descobriram que uma intervenção de respiração chamada “Sudarshan Kriya” reduziu significativamente o estresse e a ansiedade nos participantes e melhorou sua saúde e bem-estar geral.
- Um estudo publicado na revista BMC Complementary and Alternative Medicine descobriram que o trabalho respiratório a uma taxa de 6 respirações por minuto durante 10 minutos melhorou significativamente a qualidade do sono e reduziu os níveis de estresse nos participantes.
- Um estudo publicado na revista Respiratory Physiology &Neurobiology descobriram que o trabalho respiratório a uma taxa de 10 respirações por minuto durante 5 minutos reduziu significativamente a intensidade da dor e melhorou o humor dos participantes.

Estes são apenas alguns exemplos dos muitos estudos que descobriram que a respiração pode impactar positivamente o sistema nervoso. A respiração pode ser uma técnica eficaz para regular o sistema nervoso, reduzir o estresse, melhorar o humor e promover a saúde e o bem-estar geral.