Uma linha de base da atividade do cérebro é registrada para análise, juntamente com um pouco de história médica e psicológica, para avaliar o estado atual e as necessidades do paciente. Durante o treinamento o paciente é mostrado leituras de sua própria atividade cerebral e guiado em alterar essa atividade.
Finalidade
O objetivo do tratamento neurofeedback é essencialmente para treinar o cérebro da pessoa para responder de forma mais adequada ao estímulo com o objetivo de melhorar a qualidade de vida.
Usa
Há uma série de usos terapêuticos para a terapia de neurofeedback . Segundo a Sociedade Interational por Neurofeedback e Pesquisa , é usado para ajudar aqueles que sofrem com o TDAH , convulsões, distúrbios do sono , ansiedade e até mesmo lesões cerebrais .
Riscos
os riscos envolvidos com a terapia de neurofeedback são mínimas , que incluem dores de cabeça leves , agitação ou ansiedade , que pode ser resolvido com ajustes para a abordagem da formação
Outcomes
D. . Corydon Hammond relata que a terapia de neurofeedback tem sido eficaz na redução das taxas de crises epilépticas , criando resultados equivalentes ou superiores a Ritalina em quem sofre de TDAH , e diminuindo as taxas de recaída entre aqueles com transtorno de estresse pós -traumático.