casa | | Informação em Saúde > | Medicina Alternativa | boticário
Para que é usado o iodofórmio em odontologia?
Iodofórmio tem a fórmula química
CHI₃ e é um composto orgânico sólido, amarelo e cristalino. Tem um aroma penetrante distinto. É amplamente utilizado em odontologia como anti-séptico e desinfetante devido às suas propriedades germicidas. Seus usos em odontologia incluem:
1.
Tratamento de canal radicular :O iodofórmio é usado como medicamento intracanal no tratamento de canais radiculares infectados. Libera iodo lentamente, que tem efeitos antimicrobianos.
2.
Recheios temporários :O iodofórmio pode ser usado como material de obturação temporário em casos em que um dente foi danificado ou cariado e precisa de proteção temporária antes que uma solução permanente seja encontrada.
3.
Desinfecção de canais radiculares :Devido às suas propriedades bactericidas, o iodofórmio é utilizado para eliminar microrganismos que possam estar presentes nos canais radiculares durante o processo de tratamento.
4.
Alívio da dor :O iodofórmio possui propriedades anestésicas leves, proporcionando algum nível de alívio da dor ao paciente.
5.
Promover a reparação tecidual :Foi demonstrado que o iodofórmio estimula a regeneração tecidual, promovendo o processo de cicatrização em procedimentos odontológicos.
6.
Prevenção de infecções :Como desinfetante, o iodofórmio ajuda a prevenir infecções em procedimentos odontológicos, principalmente nos casos em que o dente fica exposto a bactérias.
7.
Cuidados pós-operatórios :O iodofórmio pode ser aplicado no local da cirurgia após procedimentos odontológicos para ajudar a prevenir infecções e promover a cura.
No entanto, é importante notar que o iodofórmio raramente é usado sozinho e muitas vezes é combinado com outros materiais, como óxido de zinco e eugenol, para formar cimento dentário ou selantes de canais radiculares. Além disso, devido ao seu forte odor e potenciais efeitos tóxicos, o uso de iodofórmio na odontologia diminuiu ao longo do tempo, e agentes antimicrobianos alternativos são frequentemente preferidos na odontologia moderna.