Apesar de alguns testes de laboratório usando o picolinato de cromo em células apresentaram mutagenicidade , o que significa que a substância pode alterar o DNA , causando câncer, a substância não é realmente relacionado como causa da doença. De acordo com o Departamento de Saúde do Reino Unido , a avaliação da mutagenicidade de picolinato de cromo é complexo, mas em testes in vivo em mamíferos com picolinato de cromo apresentaram resultados negativos para mutagenicidade e câncer.
Insuficiência Renal
de acordo com a Food Standards Agency do Reino Unido, em 1998 , um paciente tomar um suplemento de até 2,4 mg por dia de picolinato de cromo por cinco meses apresentavam disfunção hepática e insuficiência renal. Outro caso relatado diz respeito a um paciente tomando doses diárias de 0,6 mg de cromo picolinato por seis semanas que também apresentaram insuficiência renal .
Interações Medicamentosas
De acordo com o Instituto Paulling Linus , existem poucas informações sobre interações medicamentosas com compostos de cromo em seres humanos. Em estudos realizados em ratos , carbonato de cálcio e magnésio, hidróxido de diminuição da absorção de crómio , enquanto que a aspirina aumento da absorção de crómio . De acordo com a Universidade de Maryland Medical Center, suplementos de cromo também pode aumentar a eficácia dos medicamentos para diabetes , como Glucophage .