A Associação de Terapia assistida por animais Utah define terapia animal de estimação como o uso de animais para promover a saúde e cura. Esta terapia pode ser utilizada com pessoas de qualquer idade , desde crianças a idosos, e os benefícios podem ser física, mental e emocional ( consulte Recursos).
Benefícios físicos
de acordo com o site naturopata healthspring.net , estudos têm mostrado que a acariciar os animais podem fazer baixar a pressão sanguínea de uma pessoa e desencadear a liberação de dopamina e serotonina no cérebro , o que pode elevar o humor. As crianças que foram visitados por animais de terapia no hospital tinham menos dor (consulte Recursos) .
Benefícios psicológicos
Healthspring.net diz que os profissionais de saúde com trabalhos com maior pressão beneficiar da proximidade de animais de terapia através de estresse baixo . Estudos também têm demonstrado que a terapia animal de estimação pode ajudar pacientes com demência e doença de Alzheimer.
Tipos
Embora os cães e gatos são os animais mais comumente usados em terapia animal de estimação, um variedade de outros animais podem ser utilizados com resultados positivos . Peixes em um aquário pode reduzir o estresse, e as aves também podem ser eficazes. Os cavalos e os golfinhos são usados para a terapia animal de estimação para crianças autistas.
Requisitos
Não existem requisitos oficiais para animais usados para a terapia. A Associação de Terapia assistida por animais Utah recomenda que os animais ser calmo, bem treinada e muito social.