Os antigos romanos , gregos e egípcios acreditavam que a prata tinha propriedades que podem matar microorganismos , como bactérias e algas. Eles usaram prata para manter sua água e leite fresco . Alguns até fizeram vasos de água ou jarras de prata. Aqueles com tonéis de água feitas de madeira colocado moedas de prata nas barricas de preservação . Eles acreditavam que a presença de prata em seus recipientes de água ou leite podia matar os microorganismos que se acumulam no interior. A prata coloidal foi também utilizada no tratamento de feridas e em tratamentos contra certas doenças . A folha de prata foi usado mesmo durante a Primeira Guerra Mundial para tratar as feridas dos soldados feridos .
Declínio no uso
Na década de 1940 , Alexander Fleming descobriu a penicilina e seus bactérias de matar propriedades. A sua descoberta foi impulsionado por dois cientistas ingleses em 1941, quando eles desenvolveram uma forma de penicilina que podem ser usados para combater infecções bacterianas em seres humanos . Foi então que os antibióticos nasceram. Não demorou muito para que os antibióticos se tornar famoso e amplamente utilizado. Muitos chamado penicilina a nova droga milagrosa por causa de seus efeitos positivos contra infecções bacterianas . Com a popularidade de antibióticos , o uso de prata coloidal diminuiu.
Resurgence em uso
Apesar da eficácia dos antibióticos, logo se descobriu que os antibióticos só trabalhou contra certos tipos de bactérias nocivas e , como tal , não podem ser um tratamento eficaz para algumas doenças e infecções . Além disso , descobriu-se que as bactérias podem desenvolver resistência contra os antibióticos após longos períodos de utilização . Esta descoberta abriu caminho para o ressurgimento do uso de prata coloidal em medicina.
Função
Em 1970 o Dr. Carl Moyer, do Departamento de Cirurgia da Universidade de Washington, fez uma descoberta que a prata diluída com água tem a capacidade de matar as bactérias de queimaduras invasivos , permitindo que a área queimada da pele para curar . Desde então, muitos produtos contendo prata são anunciados , alegando propriedades medicinais que podem curar doenças e problemas de saúde , incluindo câncer , diabetes, AIDS e tuberculose.
Estatística e Advertências
O uso ea eficácia da prata coloidal não é apoiada por evidência científica , embora muitas empresas promover produtos como tal. Nos Estados Unidos , os produtos contendo prata coloidal são vendidos legalmente e pode ser comprado legalmente em farmácias e lojas de alimentos saudáveis. No entanto, como eles não são aprovados por os EUA Food and Drug Administration (FDA) , é ilegal para que os fabricantes fazem alegações terapêuticas e anunciar a eficácia médica de seus produtos. A prata coloidal não é considerado pela FDA como um tratamento eficaz e seguro para qualquer tipo de problema de saúde e ainda é acreditado para ter efeitos secundários graves quando tomado em grandes quantidades. Um dos efeitos colaterais prejudiciais que podem resultar da ingestão de prata coloidal é argyria , uma condição que afeta negativamente a pele, gengivas e unhas.