O uso mais comum para um equipamento de oxigênio hiperbárico é para o tratamento da doença de descompressão . Doença descompressiva ocorre quando a elevação for alterado muito rapidamente (como com os mergulhadores que emergem muito rapidamente ) . Tratamento com oxigênio hiperbárico ajuda alivia os sintomas associados com a descompressão , o que em muitos casos pode ser fatal .
Monóxido de Carbono
tratamento com oxigênio hiperbárico também é comumente usado para tratar grave envenenamento por monóxido de carbono. O monóxido de carbono é um gás incolor e inodoro que pode ligar-se a transportar oxigênio da hemoglobina . Isso pode causar problemas de saúde graves e até a morte .
Infecções
Uma utilização mais alternativa de tratamento com oxigênio hiperbárico é para infecções. Isto é devido a alguns fabricantes afirma que o aumento da pressão do oxigénio e tem a capacidade para matar alguns tipos de organismos que causam doenças . Infelizmente , não há comprovação científica suficiente para essas ações.
Wounds
A cicatrização de feridas externas e internas é também uma indicação alternativa para tratamento com oxigênio hiperbárico . Este baseia-se na crença de que o tratamento pode estimular o crescimento de novos vasos sanguíneos e aumentar a quantidade de oxigénio disponível para o tecido danificado . Infelizmente , não há evidências científicas suficientes para comprovar essa afirmação . O equipamento , no entanto, ainda é muito utilizado para este fim.
Tratamento de radiação
acordo com a American Cancer Society , o tratamento com oxigênio hiperbárico também pode ser afetivo em ajudar a prevenir e tratar o dano tecidual causado pelo tratamento com radiação para câncer . Embora a radiação é desenvolvido para visar as células cancerosas , mas também podem danificar outras células no corpo . Tratamento hiperbárico pode ajudar a aumentar o processo de cicatrização dessas células danificadas.