casa |  | Informação em Saúde >  | Medicina Alternativa | Alexander Technique

O que é aldosteronismo primário?

O aldosteronismo primário é uma condição na qual as glândulas supra-renais produzem uma quantidade excessiva do hormônio aldosterona. A aldosterona ajuda a regular a pressão arterial, controlando o equilíbrio de sódio e potássio no corpo. Quando os níveis de aldosterona estão muito altos, pode causar hipertensão, níveis baixos de potássio e outros problemas de saúde.

O aldosteronismo primário é mais frequentemente causado por um pequeno tumor em uma ou ambas as glândulas supra-renais. Este tipo de tumor é denominado adenoma adrenal. Em alguns casos, o aldosteronismo primário é causado por uma condição chamada hiperaldosteronismo idiopático, o que significa que a causa dos níveis elevados de aldosterona não é conhecida.

Os sintomas do aldosteronismo primário podem incluir:

* Pressão alta
* Baixos níveis de potássio
* Dores de cabeça
* Fraqueza muscular
* Fadiga
* Náusea
* Vômito
* Aumento da micção
* Sede

O aldosteronismo primário é diagnosticado com uma variedade de exames, incluindo exames de sangue, exames de urina e estudos de imagem. O tratamento para o aldosteronismo primário pode incluir medicamentos para reduzir a pressão arterial e os níveis de potássio, cirurgia para remover o adenoma adrenal ou uma combinação de ambos.