casa |  | Informação em Saúde >  | Medicina Alternativa | Acupressure

Quais testes diagnósticos são usados ​​para diagnosticar a acromegalia?

A acromegalia é um distúrbio hormonal que ocorre quando a glândula pituitária produz muito hormônio do crescimento (GH). Geralmente é causada por um tumor na hipófise e é caracterizada pelo crescimento excessivo dos ossos e tecidos moles, especialmente nas mãos, pés e rosto.

Vários testes de diagnóstico são comumente usados ​​para diagnosticar acromegalia. Aqui estão alguns dos principais testes:

1. Histórico médico e exame físico :o médico perguntará sobre os sintomas e o histórico médico da pessoa e realizará um exame físico para procurar sinais de acromegalia, como mãos, pés e características faciais aumentados.

2. Teste de nível de hormônio do crescimento (GH) :Um exame de sangue é feito para medir os níveis do hormônio do crescimento no sangue. Níveis elevados de GH podem indicar acromegalia.

3. Teste do fator de crescimento semelhante à insulina 1 (IGF-1) :IGF-1 é um hormônio produzido no fígado em resposta ao hormônio do crescimento. Níveis elevados de IGF-1 também podem sugerir acromegalia.

4. Teste Oral de Tolerância à Glicose (TOTG) :Este teste envolve medir os níveis de GH e/ou IGF-1 depois que a pessoa bebe uma bebida açucarada (glicose). Normalmente, os níveis de GH devem diminuir após a ingestão de glicose, mas níveis elevados no TOTG podem indicar acromegalia.

5. Imagem da Hipófise :A ressonância magnética (RM) da glândula pituitária é frequentemente realizada para verificar a presença de um tumor hipofisário que pode estar causando acromegalia.

6. Teste de campo visual :Este teste é feito para avaliar a visão periférica da pessoa. Os tumores hipofisários às vezes podem afetar os nervos ópticos e causar defeitos no campo visual.

7. Varredura de Densidade Óssea (DEXA) :Uma varredura DEXA pode ser realizada para avaliar a densidade óssea e verificar se há osteoporose, que é comum em pessoas com acromegalia.

Em alguns casos, podem ser necessários exames adicionais, como testes hormonais especializados, para confirmar o diagnóstico e descartar outras condições com sintomas semelhantes.

É importante observar que os testes específicos usados ​​para diagnosticar a acromegalia podem variar dependendo dos casos individuais e podem ser determinados pelo médico com base nos sintomas e achados iniciais da pessoa.